Bem Vindo

domingo, 18 de novembro de 2012

Semana de Doação de Sangue deve atrair mais voluntários

Voluntarios_doacao25 de novembro é considerado como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Por esse motivo, entre os dias 19 e 23 de novembro será realizada, em todo o Brasil, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Mossoró, o Hemocentro terá uma programação especial para comemorar o dia e atrair ainda mais voluntários.
No dia 23, a partir das 8h, será realizado um ato ecumênico e oferecido um café da manhã para os doadores. Além disso, também haverá distribuição de brindes entre os voluntários. "O dia é comemorado em 25 de novembro. No entanto, por ser no domingo a celebração foi antecipada para a sexta-feira", explica a assistente social Zeine Oliveira.
Segundo a assistente social, desde a semana passada, os doadores estão sendo convidados a participar da ação do dia 23. "Precisamos desse pessoal para abastecer o estoque de bolsas de sangue. A necessidade do Hemocentro é de mil doações por mês, sendo que nós temos em torno de 700. Estamos sempre convidando as pessoas a praticar esse gesto de solidariedade", afirma.
O Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos. "Temos maior carência do RH negativo, já que pessoas com esse fator só podem receber dele mesmo. O mais raro é o sangue O negativo, que é o doador universal. Por esse motivo, temos mais carência desse tipo sanguíneo", relata a assistente social.
Para não comprometer e ajudar no estoque, os médicos pedem àqueles que irão passar por uma cirurgia eletiva, a doação de bolsas de sangue. "Em média, são três bolsas de sangue, mas é o médico que solicita a quantidade. Para cirurgias cardíacas, são oito bolsas", comenta Zeine Oliveira.
Voluntários se sentem bem com doaçãoPara os que doam sangue, a satisfação é grande. Bergson Chagas, professor, é doador voluntário e explica que o ato é um gesto nobre que ajuda a salvar vidas. "Não faz nenhum mal ao doador e só faz bem a quem precisa. Então é uma ação solidária que eu pratico e recomendo", afirma o professor.
Bergson Chagas também já doou sangue para cirurgias eletivas. "As pessoas procuram para preencher a cota solicitada pelo médico. Então eu ajudo sem problema nenhum. É sempre bom poder colaborar com quem precisa. Principalmente por ser algo que não vai nos prejudicar de forma alguma", explica.
Uma única doação de sangue pode salvar quatro vidas. Enquanto uma pessoa tem quase cinco litros de sangue, o máximo que é retirado é 500 ml, em uma doação que dura aproximadamente uma hora. Os dados revelam que no Brasil, somente 1,9% da população é doadora de sangue.
informações importantes sobre doação de sangue
Para doar sangue é necessário
atender alguns critérios:
- Levar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- Estar saudável;
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pesar mais de 50kg;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores à doação;
- Repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
- Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação.
Alguns impedimentos são temporários para os doadores de sangue:
- Febre
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez;
- Pós-Parto: parto normal - 90 dias / Cesariana - 180 dias
- Uso de alguns medicamentos;
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Para doar sangue, é necessário
observar os intervalos
entre cada doação:
- Homens: 60 dias
(até quatro doações por ano)
- Mulheres: 90 dias
(até três doações por ano)
Fote: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário