Bem Vindo

sábado, 5 de maio de 2012

Ministro lança construção do terminal de passageiros

A governadora Rosalba Ciarlini assinou ontem pela manhã a ordem de serviço para construção de um Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Natal. A obra do Governo Federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi assinada também pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino. A previsão é que o terminal fique pronto até o segundo semestre de 2013. A solenidade contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta; dos deputados federais Felipe Maia, Rogério Marinho e Sandra Rosado; do diretor-presidente da Codern, Terceiro de Melo; e do presidente da Fiern, Amaro Sales, entre outros convidados.

Fonte: Tribuna do Norte
Alex RégisGovernadora Rosalba Ciarlini assinou ordem de serviço junto ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na manhã de ontemGovernadora Rosalba Ciarlini assinou ordem de serviço junto ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na manhã de ontem

A obra está orçada em R$ 49,3 milhões e será executada pela Constremac Construções, empresa sediada em São Paulo, especializada na execução de obras portuárias. Trata-se da mesma empresa responsável pela construção do terminal pesqueiro, parada há um ano por falta de pagamento e por dificuldades para se definir uma via de escoamento para a produção. Além da construção do terminal,  considerada uma obra importante para a realização da Copa do Mundo, o Porto de Natal ganhará melhorias.

O projeto do Terminal Marítimo de Passageiros, que terá capacidade para 3 mil pessoas, inclui um prédio de dois pavimentos, balcões de atendimento, escritórios de órgãos públicos (Anvisa, Polícia Federal, Juizado de Menores), ambulatório, administração, restaurante, salão de exposições e palco. "É um ganho na capacidade de receber o turista, que terá a disposição um ambiente novo e moderno", resume a governadora. Além disso, a obra contempla a adaptação do antigo frigorífico, ampliação e recuperação do cais do Berço 01, a retroárea e a instalação de um dolfim de amarração (ao qual os navios de até 250 metros de comprimento serão atados). 

A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade e disse que "a realização de jogos da Copa do Mundo em Natal está propiciando a realização de uma série de obras estruturantes fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte", disse Rosaba. Além de agradecer ao Governo Federal pelos investimentos, Rosalba lembrou da necessidade de engajamento na causa do mercado salineiro potiguar, que sofre com a concorrência do sal chileno. Rosalba cobrou ainda a necessidade de transformar o Porto de Natal no terceiro porto de grande relevância do Nordeste, ao lado de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O ministro Leônidas Cristino disse que o investimento do Governo Federal atingirá mais seis cidades. "Nós vamos construir sete novos terminais no Brasil: em Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Esses terminais vão servir para que essas cidades possam receber navios que, principalmente durante a Copa do Mundo, servirão como hotéis flutuantes", explicou o ministro Leônidas Cristino. "Isso representa um legado extraordinário que ficará para a cidade, para o Estado, além de proporcionar melhores condições para receber bem o turista", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário