Bem Vindo

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Noticias do Estado

Pressão sobre os Professores

O professor deveria ser homenageado todos os dias pela importância que exerce dentro do processo de desenvolvimento de uma nação e no comportamento da sociedade. Não existe país desenvolvido sem um nível educacional elevado. Isso todos sabem, mas parece que no Brasil os governos não entenderam ou não quiseram entender que o professor sempre será a "mola mestra" de todo esse processo.
Por isso, o professor é tão desvalorizado e não recebe o tratamento que merece, até porque foi jogado no meio da sociedade como o único salvador de tudo, sendo inclusive obrigado a assumir uma responsabilidade acima das suas possibilidades, nas quais a maioria dos pais está transferindo a educação dos seus filhos exclusivamente para eles, o que está gerando sobrecarga e as consequências são assustadoras.
Uma prova disto são os inúmeros afastamento de professores da sala de aula em todo o país com problemas psicológicos ocasionados por essa sobrecarga e pela falta de respeito dos alunos que estão partindo para agressão aos mestres amparados por uma lei absurda chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que protege demais, deixando o professor ainda mais vulnerável. Assim, nossa educação não avança e nossos professores não suportam a pressão e os resultados ficam sempre abaixo do esperado.
LANÇAMENTOO Partido dos Trabalhadores (PT) aproveitou o encontro realizado na cidade de Patu para lançar o nome do professor Leopoldo Nunes como candidato do partido à sucessão do prefeito Lawrence Amorim, da cidade de Almino Afonso. Agora são três os nomes apresentados pela oposição: Leopoldo, Cleilson Carlos e Katarina Carlos que ainda não confirmou se realmente vai enfrentar o embate. Na situação, o grupo vai permanecer com Lawrence Amorim e Izauro Carlos que terão direito à reeleição.
IMPASSE
Em São Miguel surge um novo cenário com a possibilidade do atual prefeito Galeno Torquato apoiar o ex-prefeito Dr. Dario Vieira como candidato a sua sucessão. O problema é que isso pode gerar um racha no grupo porque o deputado Raimundo Fernandes quer que sua esposa Nirinha Fernandes seja candidata. Enquanto isso, a oposição assiste de camarote as discussões com uma chapa pré-pronta que terá Acácio Campos e Salismar Correia. Mas, ainda poderá ter uma reviravolta com Dario ou Nirinha podendo se aliar a Acácio caso não haja acordo. O certo é que muita coisa ainda vai acontecer.
RECUANDO
Mesmo sendo bem avaliado e favorito nas pesquisas, o vereador Washington Sales recuou de sua candidatura a prefeito de Umarizal em prol da unidade do grupo do prefeito Rogério Fonseca, que fechou acordo com Adson Luís para lançar uma chapa que tenha o máximo de apoios para o próximo pleito. Além de Washington, o presidente da Câmara, Chico de Brancar, também retirou o seu nome. Agora ficaram os nomes do vice-prefeito Mano, Loreto, Sussu e Marcos da Loja. Só falta o consenso.
REPERCUSSÃO
Repercutiu muito a nota que coloquei domingo passado incentivando uma candidatura única em cidades de pequeno porte como Almino Afonso. Embora o consenso esteja muito distante em função das diferentes opiniões e posições, essa seria a saída para melhorar a qualidade de vida da população que sofre muito com o desemprego no município. Mas, isso só seria realmente possível se houvesse um projeto sério e com compromisso de todos, o que é muito difícil.
SÓ ESPECULAÇÃOAté o momento não passou de especulação o possível rompimento entre o prefeito de Luís Gomes, Carlos José Fernandes (Dedezinho), e o seu tio suplente de deputado Pio X. Inclusive com Pio anunciando ser prioridade manter sob seu controle as prefeituras de Luís Gomes e Major Sales. Assim, ele só toparia entrar na política de Pau dos Ferros como candidato a prefeito ou vice se tudo estivesse dentro da normalidade nessas cidades.
CAMINHANDO
Vários políticos estão esperando a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para poder migrarem em definitivo para o Partido Social Democrático (PSD), que ainda não obteve o registro junto a corte maior, mas já deu um grande passo, haja vista cinco estados já terem obtido a confirmação do registro nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), entre eles o Rio Grande do Norte, faltando agora mais quatro. Vale salientar que o prazo vai até o dia 30 deste mês.
PERDENDO FORÇAA greve dos professores da Uern perdeu força, pois ultrapassou os 90 dias e nenhuma proposta foi aceita pelo governo e vice-versa. O problema é que os alunos estão sofrendo com a falta de aulas, ficando cada vez mais difícil a reposição dentro do prazo e isso é ruim para todos. Vamos torcer para que se encontre um meio-termo e a greve acabe, mas há também a possibilidade da Justiça determinar o retorno dos professores ao trabalho já que o governo pediu a ilegalidade do movimento.
JAQUELINE RORIZA absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz, do Distrito Federal, decretada pela maioria dos deputados, provou que a maioria deles não está muito preocupada com a moralização na política. Jaqueline foi pega recebendo dinheiro do mensalão do DEM em Brasília. Agora só nos resta torcer para que justiça seja feita, já que há um processo tramitando contra ela no Supremo Tribunal Federal (STF).
PREVISÃO DE QUEDADepois de ter tido uma alta no mês de agosto, a previsão para o mês de setembro é de queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por isso os prefeitos vão se preparando para segurar as despesas este mês, porque senão vai ficar difícil cumprir os compromissos, principalmente aqueles que não possuem outras receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário