Bem Vindo

sábado, 9 de julho de 2011

Estudantes instalados na Dired ficam sem água e luz

manifestantes_no_dired_3Os estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem) que ocupam a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired) há 24 dias, enfrentarão, a partir de agora, mais um obstáculo para permanecer nas dependências do prédio. Na tarde de ontem, o fornecimento de água e luz na instituição foi interrompido, apesar da resistência dos alunos.
A primeira tentativa de corte da energia elétrica no prédio ocorreu por volta das 16h, quando dois funcionários da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), tentaram, sem sucesso, interromper o fornecimento de energia, uma vez que os estudantes cercaram o carro da companhia e subiram no poste elétrico.
Às 16h40, policiais da 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) chegaram ao local, acompanhados de funcionários da Cosern. "A polícia está aqui para manter a ordem e coibir eventuais excessos e abusos, mas se acontecerem, serão tomadas as devidas medidas", afirmou o capitão Max, do 2º BPM, durante a conversa ocorrida com o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCE/Uern), Petrônio Andrade.
De posse de uma ordem de serviço, que teve sua legalidade questionada pelo Comem, já que não possuía nenhum tipo de assinatura, o que inviabilizaria o corte de maneira legal, a Cosern insistia em efetuar o corte. "Existe o documento oficial, o que aconteceu é que, em situações inesperadas como essa, somente uma cópia foi enviada, sem assinatura, mas o documento é legal", explica o capitão Max.
Após muito diálogo, os estudantes resolverem ceder, e sob vaias, a luz do prédio foi cortada. "Com ou sem energia, com ou sem água, a gente não vai desocupar, só vamos desocupar com educação de qualidade. A energia do povo vai continuar", esbravejava o estudante Max Medeiros, durante o corte da energia.
"Esse governo é criminoso, irresponsável, os estudantes só querem conversar, e já cedemos, aceitando negociar com algum representante do governo, em um local escolhido por eles. Como pode a governadora cortar a luz de um prédio público, paga com os nossos impostos?", questionou Petrônio Andrade. Durante o corte, o trânsito no local foi interditado pelo 2º BPM.
Com os ânimos já exaltados após o corte da energia elétrica, os estudantes recebem a informação de que o fornecimento de água no prédio também seria interrompido, às 17h30. Com a ameaça, os alunos deitaram sobre o local onde está instalado o registro de água. "Isso nós não vamos permitir, sem água a gente não fica", exclamava uma das professoras da rede estadual de ensino, que apoia o movimento e também está acampada na 12ª Dired.
O corte no fornecimento de água só foi iniciado após a apresentação de um documento expedido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) determinando os cortes. "O documento contém medidas administrativas, onde estabelece o corte da luz e da água no prédio", disse o capitão Max.
Mesmo sem água e luz, os estudantes prometem resistir e afirmam que não desocuparão o prédio. "A luta vai continuar, é uma vergonha o que o governo está fazendo, e isso só vai causar mais indignação, a situação só vai se agravar, e a governadora continua nos dando às costas", desabafa a acadêmica de história Vanessa Souza.

Sinte/RN protesta no Teatro Dix-huit Rosado
trofeu_irresponsabilidade_educacionalO Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) promoveu, na noite de ontem, uma manifestação em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Em greve há mais de 70 dias, os professores da rede estadual de ensino planejavam entregar à governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, um troféu e um diploma, premiando a chefe do Executivo estadual "com o título de irresponsabilidade educacional", como afirmou Rômulo Arnauld, diretor regional do Sinte/RN. "Muito tem se discutido em todo o Brasil sobre planos de responsabilidade educacional, o nosso troféu é justamente o contrário", diz.
A chegada da governadora ao Teatro Dix-huit Rosado, onde receberia de um jornal local uma premiação, estava prevista para as 21h, mas a assessoria de comunicação do Governo do Estado informou que Rosalba estava cumprindo agenda em Natal, o que inviabilizaria sua vinda a Mossoró. "A gente já esperava por isso, o governo foge da população", comentou Rômulo Arnaud, ao ser informado que a governadora não iria ao evento.
Os sindicalistas decidiram então entregar o "prêmio" ao representante do governo presente no teatro, a subsecretária de Saúde Dorinha Burlamaqui. "Rosalba não enfrenta a classe, é covarde. Sua administração pode ser comparada ao do rei Luís XV, que afirmava 'o estado sou seu'. Ela não cede para ninguém, não dialoga, complicado isso", lamenta a professora Maria Nísia.

Por: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário